Criar um Site Grátis Fantástico
Etadio do Morumbi
Etadio do Morumbi

O São Paulo Futebol Clube é sediado no estádio Cícero Pompeu de Toledo, localizado no bairro do Morumbi, zona sul da cidade de São Paulo.

Mais conhecido como Estádio do Morumbi, ele foi projetado pelo próprio Cícero Pompeu de Toledo, presidente do São Paulo em 1951, tendo sua idéia executada pelo arquiteto Vilanova Artigas, um dos introdutores do modernismo na arquitetura brasileira.

Cícero Pompeu de Toledo materializou sua idéia com o apoio de Laudo Natel, tesoureiro do clube durante os esforços para levantamento de recursos e presidente da comissão de obras para a construção do estádio. O início das obras se deu em 15 de Agosto de 1952, no mesmo dia da aquisição do terreno de 145.000 m2.

O Morumbi foi inaugurado parcialmente no dia 2 de Outubro de 1960, para um público pagante de 56.448 pessoas. Naquele dia histórico a vitória de 1 a 0 do São Paulo sobre o Sporting, de Portugal, se deu com o gol de cabeça do atacante Peixinho; seu vôo rasante para meter a bola no gol deu origem ao chamado "gol de peixinho". Naquele dia o Morumbi já havia se transformado no maior estádio de São Paulo, título que antes era do Pacaembu.

Em 25 de janeiro de 1970, aniversário da Cidade de São Paulo, o Morumbi foi reinaugurado, já totalmente concluído, com o jogo São Paulo FC X FC Porto, de Portugal, que terminou com um empate sem gols.

A construção do Morumbi movimentou 340.000 m3 de terra e consumiu um volume de cimento equivalente a 90 prédios de 10 andares; seus 102.904 m2 o fazem o maior estádio particular do mundo, tendo já abrigado um público recorde de 146.000 torcedores.

Dentre as facilidades de acesso ao estádio, estão 105 guichês de venda de ingressos, 5 rampas e 4 portões de acesso disponíveis, além de um sistema de catracas eletrônicas que facilitam a totalização dos pagantes.

Já o campo mede 108X72m e conta com moderníssimos sistemas de escoamento e irrigação, além das primeiras traves arredondadas de acordo com os padrões da FIFA utilizadas no Brasil.

Artistas como Madonna e Michael Jackson Já se apresentaram no estádio, que dispõe de 65.450 m2 de área reservada aos espectadores, além de 15 cabines para rádio, 15 para TV, 81 pontos de venda de bebidas e lanches e 51 banheiros.

Sua infraestrutura para pronto atendimento médico inclui ambulâncias, helicóptero equipado com UTI e um centro cirúrgico de emergência.

A modernização do Estádio do Morumbi está sob a égide do Projeto Morumbi Século 21, concebido para transformá-lo no primeiro estádio coberto do Brasil com cadeiras individuais para todos os espectadores. O Morumbi completamente lotado abriga 150.000 pessoas, mas com a reforma passará a suportar cerca de 94.500 torcedores.

Mais de 200 pessoas por dia, 5.000 por mês, muitas estrangeiras, muitas de outros estados e cidades, visitam o Morumbi, um dos mais charmosos (e mais procurados) pontos turísticos da Capital Paulista. Eles são Atendidos por um guia, que cumpre esse roteiro: vestiários, campo oficial, arquibancada, área social e o memorial mais bonito e mais rico do mundo, 233 taças e troféus, sala de vídeo e equipamento de exposição multimídia. Muitos são-paulinos se emocionam com a visita recheada de informações sobre estruturas, realizações, obras e conquistas. O São Paulo oferece transporte gratuito para escolas municipais que queiram fazer o tour, denominando esse trabalho de Projeto Escola.

No dia 25 de Janeiro de 1998, o Morumbi recebeu um grande presente junto com a cidade de São Paulo: o estádio foi reaberto depois da longa reforma que movimentou aproximadamente R$12.000.000. E não foi só isso; o Cícero Pompeu de Toledo agora atende a todas as novas exigências da FIFA para estádios de futebol e tornou-se o primeiro estádio da América Latina a reservar uma área exclusiva para deficientes físicos com cerca de 200 lugares para cadeiras-de-roda e banheiros especiais para as mesmas. A festa foi completa: primeiro um show das meninas do futebol feminino do SPFC, o melhor time feminino do Brasil e que ganhou tudo o que disputou em 1997; depois veio a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior em que se sagrou campeã a equipe do Inter de Porto Alegre, e a Ponte Preta de Campinas ficou com o vice; veio então a parte mais esperada da festa, o jogo entre São Paulo F. C. e um combinado de Flamengo e Santos, jogo que contou com a presença do ídolo tricolor dos anos 90: Raí. O craque veio para São Paulo por conta própria só pra jogar metade desse jogo e matar a saudade da torcida que sempre lhe prestigiou e ele retribuía com muitos gols e muito futebol. O jogo terminou empatado com um gol pra cada lado, e destaque para o gol são-paulino marcado pelo goleirão Rogério. A festa ainda continuou com shows e comemorações. Mas o mais importante de tudo isso é que, depois de quatro anos de reforma, o Morumbi está mais charmoso e seguro do que nunca, afinal a lotação máxima do estádio foi reduzida visando apenas a segurança e o conforto do espectador que vai ao Cícero para assistir ao nosso ilústre São Paulo Futebol Clube e merece um estádio à altura do SPFC.

Além de tudo isto, o Tricolor inaugurou em 1999 a melhor e mais moderna iluminação da América Latina. Aquela noite em que o São Paulo enfrentou a Metonense diante de 50.000 são-paulinos, literalmente virou dia com a inauguração dos novos refletores. Para completar a festa, o Tricolor, que perdia por 2 a 0, virou o jogo e venceu a time de Matão. Mais um golaço do Bi-mundial!

votacao
qual sue time preferido
Barcelona
Real madri
Milan
Manchester United
Chelsea
Ver Resultados

Rating: 3.9/5 (96 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página